Se você tem problemas de memória e concentração, a solução para preservar ou melhorar o desempenho do cérebro pode estar em mudanças simples de hábitos.
Confira essas 6 dicas que preparamos pra você:

1. Durma bem!
Dormir menos que o necessário causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Um adulto, em média, precisa de sete a oito horas de sono por dia.

2. Beba com moderação.
O álcool definitivamente não é um parceiro do cérebro. Em excesso, no caso dos alcoólatras, pode levar até a lesões cerebrais. E quem bebe à noite tem sono de pior qualidade.

3. Alimentação balanceada.
Invista em uma dieta balanceada, que contenha alimentos de todos os grupos, evitando exageros e dando preferência sempre a coisas naturais.

4. Atividade física!
A atividade física é uma grande aliada.: traz bem-estar, alivia a ansiedade e trabalha condições importantes do cérebro, porque é um exercício mental.

5. Exercite o cérebro.
Quanto mais usar o intelecto, melhor, porque mantém o cérebro ativo. Cérebro menos utilizado não tem a mesma agilidade. A sua desenvoltura cai. Portanto, estude, leia, use a criatividade. Até jogos e palavras-cruzadas colaboram. Mantenha-se ativo.

6. Relaxe!
O estresse mental, causado pelo acúmulo de funções e correria do dia a dia, prejudica todo o organismo, inclusive o cérebro. Em longo prazo, pode aumentar risco de insônia, depressão e ansiedade. A melhor maneira de driblar o incômodo é buscar o tão necessário relaxamento.

Texto adaptado do site saude.terra.com.br